Marceneiro
Funcionando apenas durante os dez dias do réveillon Milagres, o Bar da Praia tem uma praça de alimentação com ceviches do Wanchako, comida mediterrânea do Sabatelli e sushis. Abre ao meio-dia. A praça fica nos fundos do lounge e tem entrada gratuita (mas para entrar no lounge em frente é preciso pagar uma pulseirinha de R$ 50). Fica no canto direito da praia (pegue a entrada principal da praia do Marceneiro e siga as placas à direita, seguindo rente ao muro até o estacionamento).
Ali pertinho, no povoado do Marceneiro, abriu um lugar de hamburger e hot-dog, com cara de hambugueria de cidade: o Santo Burger.
Toque
Escondidinho no caminho entre a estrada e as pousadas Amendoeira e Casa Acayu, o No Quintal é um bistrozinho gostoso, com mesas realmente dispostas no quintal. O casal Lucas e Renata Nogueira prepara comida praiana-nordestina criativa, com ingredientes locais. Funciona para almoço e, na temporada, para jantar. Reservar é essencial: tel. 82/9910-7078.
Porto da Rua

Na categoria almoço-na-praia-sem-gastar-os-tubos, o mais bacana da Rota é o Restaurante do Enildo (tel. 82/3295-1310), com ótimos caldinhos, tira-gostos, peixes e moquecas (e um atendimento bem profissa) ao lado da pracinha da beira-mar de Porto da Rua.
No canto direito do vilarejo fica outro endereço de boa comida caseira, o Restaurante da Simone (antigo Tibiro), com ênfase em frutos do mar.
Por ali, abriu em 2015 o bem-montado Eco Restô e Pizzaria, com pastéis gorduchos de camarão (sem vento!), um cardápio eclético no almoço e no jantar e pizzas de massa beeeem fininha à noite. Tel.: 82/99802-6830.
Na pracinha principal do povoado, outra novidade: a creperia Porto dos Milagres. No almoço, trem pratos do dia (arroz de polvo, frango ao curry). À noite serve apenas crepes salgadas e doces (adorei a de creme de pastel de Belém).
Caminhando pela areia na direção esquerda, o Luna Bar (tel. 82/3295-1579), que ganhou uma super-reforma no verão de 2015. Entre os petiscos estão nachos e tacos (um dos donos é mexicano). Funciona à noite também (mas não em todas as noites; ligue para confirmar o funcionamento).
Na rua de trás do povoado, o Manzuá abre para jantar de 4ª a domingo (tel. 82/3295-1214).
Laje

Praia do Patacho
Inagurado no fim de 2014, o Cokoloco é um restaurante que também funciona como day-use: pagando R$ 50 por cabeça, dá para usar a piscina e pegar praia no Patacho. Tel.: 82/99179-8882.
Porto de Pedras
Há pelo menos 15 anos, a Peixada da Marinete é sinônimo de boa cozinha regional. Fica na vilarejo de Porto de Pedras, no acesso à praia do centro. Tel.: 82/99133-1430.
Aberto em meados de 2014, o Uí Bistrô. Fica na ruazinha de acesso à Aldeia Beijupirá, cujos donos também são sócios, mas funciona de maneira independente da pousada. Abre para almoço e jantar. A cozinha está sob o comando da jovem chef Maria Claudia Schaefer, formada pelo Cordon Bleu. Não perca a guacamole de aratu com chips de tapioca. Está temporariamente fechado. Abre de quinta a sábado para almoço e de quinta a terça para jantar. Tel.: 82/3298-6523.
Japaratinga
A Praia das Bicas tem vários restaurantes com vista para o mar; o mais tradicional é a Cia. da Lagosta (tel. 82/3297-1271). Na orla de Japaratinga, vá ao Mama Pereira (tel. 82/3297-1222).